Programa de Mestrado Profissional Formação de Gestores Educacionais

Sobre o Curso


Área de Concentração

Gestão Educacional

Conceito: 3

PROCESSO CAPES - 776/2014

Coordenação do Programa: Profa. Dra. Angela Maria Martins

Contato - e-mail: stricto.sensu@unicid.edu.br

 
Principal centro financeiro da América Latina, São Paulo é uma das maiores cidades brasileiras com população de 12 milhões de habitantes, segundo o último Censo Demográfico do IBGE. A Universidade Cidade de São Paulo está localizada na Zona Leste da cidade, uma das regiões mais populosas, com cerca de 4 milhões de habitantes. Para atender as demandas desse espaço urbano os números de instituições e serviços públicos e privados também demonstram a grandiosidade da região. No que tange especificamente à Educação, a Zona Leste é atendida por cinco (05) Diretorias de Ensino, gerenciadas pela Secretaria de Estado da Educação, compondo uma rede de ensino com 489 escolas estaduais e 426 particulares, perfazendo um total de 915 unidades. Além da rede estadual e particular, a Zona Leste também é atendida pela rede municipal de ensino, com quatro (04) Diretorias Regionais de Educação, sob a supervisão da Secretaria Municipal de Educação da Cidade de São Paulo, com 1212 escolas de educação básica.

O Mestrado Profissional Formação de Gestores Educacionais tem sua origem na experiência dos professores do Programa de Mestrado em Educação da Unicid, que reconhecem o papel social da instituição e do curso no enfrentamento dos desafios educacionais. Muitos dos estudos que vêm sendo realizados no Mestrado em Educação desde 2000 se dedicam a examinar o cotidiano de trabalho nas organizações educacionais, tomando por referência os condicionantes econômicos, sociais e políticos – internacionais e nacionais - que configuram as agendas e diretrizes de governo para a área.

Os resultados desses estudos permitem constatar que o contexto regional – Zona Leste do município de São Paulo - configura um cenário permeado de desafios que interferem nos mecanismos de gestão escolar, impondo a necessidade de novas modalidades de atendimento no que se refere ao desenvolvimento de profissionais da educação, com vistas a aperfeiçoar e reorganizar práticas de gestão. Assim, o Mestrado Profissional Formação de Gestores Educacionais vem buscando levantar e sistematizar – junto aos alunos - problemas vivenciados no cotidiano de trabalho de escolas, universidades e órgãos centrais, como ponto de partida para a instauração de um processo formativo no qual eles se reconheçam protagonistas, discutam, reflitam e (re) inventem práticas de gestão, investidas de sentido e significado.

A discussão sobre possibilidades e limites da efetivação de uma gestão democrática e participativa exige que as parcerias entre universidades e redes públicas de ensino sejam ampliadas, com vistas à construção de uma agenda comum e propositiva, para que os problemas enfrentados por profissionais da educação não se resumam a análises formais e, muitas vezes, distanciadas de sua realidade.

Os professores que compõem o corpo docente do Programa de Mestrado Profissional em Formação de Gestores Educacionais têm inserção acadêmica e social, comprovadamente reconhecidas. Neste último campo, ministram palestras, minicursos e oficinas de trabalho, para equipes de gestão de unidades escolares – diretores, vice-diretores, coordenadores pedagógicos – professores e técnicos da Secretaria de Estado da Educação de São Paulo, assim como de Secretarias Municipais de Educação. Muitas dessas atividades são um desdobramento de pesquisas e estudos voltados à análise de condições de trabalho, da constituição de identidades profissionais e de proposições de auto avaliações institucionais.