Programa de Mestrado Profissional em Ortodontia

Histórico


A criação do Programa de Mestrado Profissional em Ortodontia da Universidade Cidade de São Paulo – UNICID foi aprovada em 18 de dezembro de 1998, em conformidade com a Resolução CONSUN nº 28/98, desta Universidade. O Programa iniciou sua primeira Turma no ano de 1999 e funciona regularmente há 16 anos ininterruptos, estando atualmente em sua 17ª Turma.

 

CREDENCIAMENTO CAPES/MEC:


Reconhecido pela Portaria nº 2.530 do MEC, em 04/09/2002, publicada no DOU 06/09/2002. Reconhecimento mantido pela Portaria MEC nº 1.077, em 31/08/2012, publicada no DOU 03/09/2012.

E-mail: stricto.sensu@unicid.edu.br

 

BREVE RESUMO DO PROGRAMA


O Programa tem duração máxima de 24 meses, durante os quais deverão ser integralizados 136 créditos, sendo 96 em disciplinas e atividades programadas, bem como 40 para a execução de um trabalho de investigação científica, culminando na defesa pública da respectiva Dissertação.

As disciplinas do Programa são subdivididas em duas áreas: de concentração e conexa. A área de concentração engloba as disciplinas diretamente relacionadas à especialidade, enquanto que na área conexa, são ministrados temas de suporte que conferem respaldo às atividades clínicas, didáticas e de pesquisa.


Dentre as principais atividades desenvolvidas no Programa, destacam-se:


  • execução de trabalhos de pesquisa;
  • redação de artigos científicos;
  • elaboração de seminários;
  • produção e apresentação de painéis, mesas clínicas, mini-conferências e fóruns científicos;
  • treinamento didático sob a forma de aulas expositivas e debates sobre temas atualizados;
  • atividades de integração com o Curso de Graduação em Odontologia.

 

OBJETIVOS GERAIS DO PROGRAMA

 

Este Programa visa, essencialmente, preparar profissionais com ampla experiência clínica, profundo conhecimento biológico e capacidade didático-científica. Para atingir este objetivo, é necessária uma conscientização a respeito da importância da aquisição de conhecimentos fundamentais voltados para o diagnóstico e planejamento clínico, procurando entender a oclusão dental em seus diferentes aspectos evolutivos.


O conhecimento, a tecnologia e as exigências profissionais aumentam cada vez mais rapidamente, tornando imprescindível que os ortodontistas, os docentes e os pesquisadores desenvolvam habilidades para a busca e seleção de informações relevantes, assim como sua interpretação e aplicações clínicas. Em face desta realidade, o Programa de Mestrado Profissional em Ortodontia da Universidade Cidade de São Paulo – UNICID também possui como finalidade a capacitação de nossos discentes para a análise e a produção de novos conhecimentos, propiciando sua interação com uma Ortodontia em processo contínuo de transformação.


Juntamente com o desenvolvimento clínico e científico, objetiva-se a formação docente de nossos alunos, preparando-os para a gratificante missão de transmitir os conhecimentos às novas gerações de ortodontistas. Acreditamos que esta tríade de conhecimentos clínicos, científicos e didáticos contribuirá para a formação de profissionais altamente competentes e aptos para atender às demandas de nossa atividade profissional.

 

mes01       mes02 

 

mes03 mes04  mes05 mes06